UBIGUAL - Plano de Igualdade de Género - Centro de Estudos Sociais

Relatório de Igualdade de Género na UBI - 2018

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

O Relatório de Igualdade de Género na UBI deste ano já pode ser consultado AQUI!


MANUAIS E GUIAS UBIGUAL

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto UBIgual foi a elaboração de manuais e guias de promoção da igualdade de género na UBI. Reveja agora esses materiais:

1- Manual de Acolhimento da UBI em Igualdade de Género

2- Guia de promoção da Igualdade de Género da UBI

3- Guia de Promoção de Linguagem Neutra na UBI



“Equality is the new trend”

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

O projeto “Equality is the new trend” foi criado por alunas da Universidade da Beira Interior e visa a sensibilização para a questão da igualdade de género.

O nome da campanha baseia-se na série “Orange Is The New Black”. “Equality”, dado que toda a campanha é em prol da igualdade de género, e “is the new trend” pelo facto de os membros do projeto pretenderem que a igualdade se torne uma tendência. A escolha desta série, não é, por si só, desprovida de sentido, visto que a mesma é protagonizada por mulheres. Mulheres de todos os tipos (negras, brancas, homossexuais, heterossexuais), o que contribui para dar sentido a uma campanha que procura promover uma rutura com os atuais padrões da sociedade em relação a estereótipos como: beleza, questões de género e sexualidade, violência, assédio…

O projeto foi criado devido à indignação que Susana Marques (designer de moda) sentiu em relação a alguns problemas que reconhece na sociedade atual, ambicionando deste modo ter um papel ativo na tentativa de promover uma mudança. Posteriormente, apresentou o projeto a Daniela Pacheco (designer de moda) e a Lívia Glória (estudante internacional de Ciências da Comunicação) e através de várias conversas foram percebendo a semelhança de opiniões em relação ao tema da igualdade de género.

O grupo está em crescimento e já tem campanhas a decorrer. Foi criada uma colecção de t-shirts com arte original e as redes sociais têm sido o meio primordial para divulgação do projeto e sensibilização para determinadas situações. O valor das tshirts reverte para financiamento da campanha (folhetos, tshirts, eventos…) e todo o valor restante após as despesas de materiais será doado para apoiar vitimas de violência doméstica e assédio sexual.

Acompanhe a página de Facebook e no Instagram!


Relatório de Igualdade de Género na UBI - 2017

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

O Relatório de Igualdade de Género na UBI de 2017 dá seguimento a uma das atividades propostas no Plano de Igualdade de Género na UBI (2011), que continua a ter como objetivo específico informar a comunidade académica sobre a condição atual da UBI quanto à situação profissional e académica de homens e mulheres da instituição.

Através da comparação dos dados atuais com os dados referentes a anos anteriores, analisados no Diagnóstico Organizacional de Igualdade de Género na UBI (2011) e nos Relatórios de Igualdade de Género da UBI (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016), pretende-se verificar os progressos e/ou retrocessos nesta matéria para apresentar recomendações à comunidade de forma a dinamizar o processo de efetivação da Igualdade de Género na UBI.

Pode consultar o Relatório de Igualdade de Género na UBI 2017 AQUI.

PLANO INTERMUNICIPAL PARA A IGUALDADE

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

No passado dia 19 de julho de 2017 aconteceu, na sede da Coolabora, a assinatura do PLANO INTERMUNICIPAL PARA A IGUALDADE, dos municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão e o momento contou com a presença da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Teresa Fragoso.

O UBIgual associa-se ao Plano como parceiro na realização de várias ações previstas no documento.

Este Plano será implementado no período 2017-2020, constitui-se como Estratégia Territorial de Combate à Violência Doméstica e de Género e prevê a realização de 18 ações nesse âmbito.

Consulte detalhadamente o PLANO INTERMUNICIPAL PARA A IGUALDADE aqui.


Pág. 1 de 2