“Equality is the new trend”

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

O projeto “Equality is the new trend” foi criado por alunas da Universidade da Beira Interior e visa a sensibilização para a questão da igualdade de género.

O nome da campanha baseia-se na série “Orange Is The New Black”. “Equality”, dado que toda a campanha é em prol da igualdade de género, e “is the new trend” pelo facto de os membros do projeto pretenderem que a igualdade se torne uma tendência. A escolha desta série, não é, por si só, desprovida de sentido, visto que a mesma é protagonizada por mulheres. Mulheres de todos os tipos (negras, brancas, homossexuais, heterossexuais), o que contribui para dar sentido a uma campanha que procura promover uma rutura com os atuais padrões da sociedade em relação a estereótipos como: beleza, questões de género e sexualidade, violência, assédio…

O projeto foi criado devido à indignação que Susana Marques (designer de moda) sentiu em relação a alguns problemas que reconhece na sociedade atual, ambicionando deste modo ter um papel ativo na tentativa de promover uma mudança. Posteriormente, apresentou o projeto a Daniela Pacheco (designer de moda) e a Lívia Glória (estudante internacional de Ciências da Comunicação) e através de várias conversas foram percebendo a semelhança de opiniões em relação ao tema da igualdade de género.

O grupo está em crescimento e já tem campanhas a decorrer. Foi criada uma colecção de t-shirts com arte original e as redes sociais têm sido o meio primordial para divulgação do projeto e sensibilização para determinadas situações. O valor das tshirts reverte para financiamento da campanha (folhetos, tshirts, eventos…) e todo o valor restante após as despesas de materiais será doado para apoiar vitimas de violência doméstica e assédio sexual.

Acompanhe a página de Facebook e no Instagram!